inauguração da exposição "modern Dandy – manifesto of men’s clothing" sáb 07 01 06 17:30h
próximo sábado, 7 de Janeiro, às 17:30h, inauguração da exposição de gravatas
"modern Dandy – manifesto of men’s clothing" de José Mendonça.
"modern Dandy – manifesto of men’s clothing" de José Mendonça.
“A colecção Modern DANDY – manifesto para o vestuário masculino, explora novos códigos de masculinidade através da reformulação do conceito de “ Supermodernity “, que tomo, para mim, como “Ultramodernity”, reflectindo a necessidade de novas formas de relacionamento entre o mundo tecnológico e um espírito mais natural e orgânico.
Nas rotas pragmáticas do guarda-roupa supermoderno, a funcionalidade e a adaptabilidade constituem aspectos chave para desenvolver o conceito de “Ultramodernity”, mas…pragmatismo misturado com fantasia; exuberância e individualismo, celebrando a evolução do pensamento do homem e os novos modelos de masculinidade.
Escolhi a gravata por ser o símbolo mais fálico do guarda-roupa masculino, na tentativa de a transformar num objecto funcional e ao mesmo tempo num símbolo de elegância e expressão pessoal; Alberto Moravia argumenta, sobre o propósito prático da gravata: “…Ao homem moderno permite-se somente um acessório para revelar a sua visão do mundo, para nele assinalar a sua presença: A GRAVATA.”
A colecção Modern Dandy explora o conceito “Ultramodernity”, utilizando acessórios híbridos: numa subversiva fusão da gravata e da camisa.
A abordagem do movimento “ DANDY ”, como fonte de inspiração, simboliza a emergência de novos estilos de vida que estão a ser criados pelos consumidores do amanhã …!, que se anunciam com suficiente irreverência para ajudar a quebrar tabus e restrições, questionando convenções e transgredindo códigos sociais estabelecidos; Paralelamente, trata-se de um apelo à recuperação de valores clássicos com uma exagerada atenção ao estilo, à moda e à imagem pessoal.
Os factores sociais, culturais, históricos e políticos que influenciam o que nós vestimos necessitam de ser redesenhados e adaptados dentro de contemporâneos modelos e representações de masculinidade.”
Nas rotas pragmáticas do guarda-roupa supermoderno, a funcionalidade e a adaptabilidade constituem aspectos chave para desenvolver o conceito de “Ultramodernity”, mas…pragmatismo misturado com fantasia; exuberância e individualismo, celebrando a evolução do pensamento do homem e os novos modelos de masculinidade.
Escolhi a gravata por ser o símbolo mais fálico do guarda-roupa masculino, na tentativa de a transformar num objecto funcional e ao mesmo tempo num símbolo de elegância e expressão pessoal; Alberto Moravia argumenta, sobre o propósito prático da gravata: “…Ao homem moderno permite-se somente um acessório para revelar a sua visão do mundo, para nele assinalar a sua presença: A GRAVATA.”
A colecção Modern Dandy explora o conceito “Ultramodernity”, utilizando acessórios híbridos: numa subversiva fusão da gravata e da camisa.
A abordagem do movimento “ DANDY ”, como fonte de inspiração, simboliza a emergência de novos estilos de vida que estão a ser criados pelos consumidores do amanhã …!, que se anunciam com suficiente irreverência para ajudar a quebrar tabus e restrições, questionando convenções e transgredindo códigos sociais estabelecidos; Paralelamente, trata-se de um apelo à recuperação de valores clássicos com uma exagerada atenção ao estilo, à moda e à imagem pessoal.
Os factores sociais, culturais, históricos e políticos que influenciam o que nós vestimos necessitam de ser redesenhados e adaptados dentro de contemporâneos modelos e representações de masculinidade.”
José Mendonça
Desde 1984 até 1990
foi responsável pelo design sazonal de duas colecções
para a sua etiqueta HUIPIL,
incluindo linhas complementares de acessórios, tricots e peles.
Durante os anos 90
trabalhou como fotógrafo jornalista freelancer
para o Jornal Expresso ,Primeiro de Janeiro
e correspondente da revista Celular – México,
na cobertura das semanas da moda em Madrid , Barcelona e Londres,
o que lhe permitiu uma relação directa com os meios de moda internacionais.
Desde 1997 reside em Londres,
completando em 2003 o seu mestrado
em “Design for Textiles Futures”
na prestigiada Central Saint Martins School,
sendo o seu projecto baseado na pesquisa e desenvolvimento
de colecções masculinas, explorando “ novos códigos de masculinidade”
através do conceito de “Supermodernity”, o qual intitula de Ultramodernity.
Desde 1984 até 1990
foi responsável pelo design sazonal de duas colecções
para a sua etiqueta HUIPIL,
incluindo linhas complementares de acessórios, tricots e peles.
Durante os anos 90
trabalhou como fotógrafo jornalista freelancer
para o Jornal Expresso ,Primeiro de Janeiro
e correspondente da revista Celular – México,
na cobertura das semanas da moda em Madrid , Barcelona e Londres,
o que lhe permitiu uma relação directa com os meios de moda internacionais.
Desde 1997 reside em Londres,
completando em 2003 o seu mestrado
em “Design for Textiles Futures”
na prestigiada Central Saint Martins School,
sendo o seu projecto baseado na pesquisa e desenvolvimento
de colecções masculinas, explorando “ novos códigos de masculinidade”
através do conceito de “Supermodernity”, o qual intitula de Ultramodernity.
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