sexta-feira, março 03, 2006

a livraria da praça recomenda...

É já no próximo dia 9 de Março, 5ª feira, pelas 15 horas no Teatro Viriato a 5ª conferência do ciclo “Despertar para a Ciência:

TEMPO: DO BIG.BANG ÀS DESCOBERTAS, DO FUSO HORÁRIO À INTERNET”, Professor Doutor Rui Agostinho.

A entrada é livre. Aproveite.

"A noção de Tempo evoluiu ao longo da história e há marcos importantes que devem ser assinalados. A noção de um tempo universal infinito no qual a realidade humana está inscrita, dominou o início das nossas culturas. Existem excepções que estabelecem um começo do universo e do tempo, e um fim, associado ao crepúsculo dos deuses, em mitologias nórdicas. Nas tradições religiosas mais orientais, a noção de um renascer cíclico do indivíduo permitia-lhe acompanhar essa infinitude do universo, em contraste com a curta e efémera vida humana, mas em simultaneidade com o aperfeiçoar do 'ser-se humano' como caminho para atingir a perfeição da Criação, do Cosmos. A visão cristã de Santo Agostinho aprofunda e define um conceito de um único ciclo da vida, dum início sem retrocesso, de um caminhar na direcção da meta a atingir. Quase uma Flecha do Tempo (...)" - Professor Rui Agostinho.

RUI AGOSTINHO é Professor do Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. É o Coordenador Científico do Centro de Astronomia & Astrofísica da Universidade de Lisboa e Sub-Director do Observatório Astronómico de Lisboa

Powered by Blogger

MBA Schools
Find MBA Schools and MBA Programs Online