domingo, julho 09, 2006

lançamento na livraria do livro "À procura de Sana", com a presença do autor Richard Zimler, sex 14 07 2006 21h

O escritor americano Richard Zimler vai estar na Livraria para fazer a apresentação do seu último livro “À Procura de Sana” e falar da sua consagrada obra.

Richard Zimler nasceu em Roslyn Heights, Nova Iorque. Em 1990, mudou-se para Portugal, onde ensina jornalismo na Universidade do Porto. É autor de vários romances, incluindo os três livros que constituem uma série de romances históricos sobre a família Zarco de judeus portugueses, que podem ser lidos em qualquer sequência. “O Último Cabalista de Lisboa”, um dos mais conhecidos, foi apontado por alguns críticos ingleses como o Livro do Ano em 1998, tendo-se tornado num best-seller mundial. Os outros dois livros da série, “Meia-Noite ou O Princípio do Mundo” e “Goa ou o Guardião de Aurora” foram, também, grandes sucessos internacionais.




Em Fevereiro de 2000, Richard Zimler voltou à Austrália para participar no Encontro de Escritores de Perth. No dia da sua chegada, conheceu uma talentosa bailarina brasileira que lhe contou o muito que o seu romance O Último Cabalista de Lisboa tinha significado para ela. O trágico passo que ela daria no dia seguinte mudou para sempre a vida de Zimler, lançando-o numa intensa investigação de três anos sobre o passado daquela mulher. O escritor descobre então uma infância vivida à sombra do monte Carmelo na década de 1950, uma época de tolerância entre comunidades vizinhas de árabes e de judeus nos velhos bairros de Haifa. À medida que esta paz se vai fragilizando, duas raparigas - uma palestiniana, outra israelita - tecem entre si laços que as ligam para sempre. Zimler desvenda a história desta amizade extraordinária, que o conduz, através de uma rede de ilusões, crueldades e enganos, de Paris a Bolonha e à Palestina e finalmente ao 11 de Setembro de 2001, quando a tragédia que testemunhou em Perth se revela à luz do mais extremado contexto político.
Ao analisar a natureza da verdadeira amizade e a génese de um crime impensável, À Procura de Sana confunde magistralmente as fronteiras convencionais entre a realidade e ficção, numa teia de situações reais e romanescas que deixam o leitor suspenso do desfecho deste livro surpreendente e corajoso, que é sem dúvida um ponto alto na obra de Richard Zimler.

1 Comments:

Blogger Victor Figueiredo said...

Excelente escritor, autor do belíssimo romance histórico O Último Cabalista de Lisboa, que ilustra a inquisição por volta de 1500.
Valerá a pena com certeza, ouvir o que tem para dizer acerca da sua obra, sobretudo sobre este último título onde dá um salto do passado judaico quinhentista, para o nosso tempo.

julho 12, 2006 5:53 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Powered by Blogger

MBA Schools
Find MBA Schools and MBA Programs Online