sexta-feira, outubro 06, 2006

conversas na livraria "O Islão e o Ocidente, 14 séculos de história comum", Qui 12 10 2006 21:30h

O Professor Paulo Mendo (ex-ministro da saúde) vem à livraria para uma conversa sobre o Islão

“O Islão e o Ocidente, 14 séculos de história comum.”

Nos tempos que correm em que as mundividências do Islão e do Ocidente parecem estar mais do que nunca de costas voltadas, que alguns pensadores apelidam de guerra de civilizações, é crucial analisar a forma como o Islão se tem relacionado com o Ocidente ao longo dos séculos. Relação essa que nem sempre se revestiu do conflito feroz que hoje se vive. Para nos ajudar a compreender e a reflectir sobre este tema tão actual convidámos o Professor Paulo Mendo, um estudioso da cultura e do pensamento islâmico.

Paulo Mendo: Médico e Professor, foi Ministro da Saúde do XII Governo Constitucional, Secretário de Estado de vários Governos e Deputado à Assembleia da República.

Apareça será com toda a certeza uma boa conversa.

“Odeia-se, sobretudo, os próprios pais e os próprios semelhantes. Os judeus ensinaram aos cristãos e aos muçulmanos uma ideia perigosa: que a cidade de Deus devia ser vivida aqui e agora, com um rigor absoluto, na pureza das leis e dos ritos. Nenhuma ideia é mais trágica; nenhuma causou mais desastres na história universal”- “Israel e o Islão, as centelhas de Deus”, de Pietro Citati (ed. Cotovia).

Powered by Blogger

MBA Schools
Find MBA Schools and MBA Programs Online