sexta-feira, novembro 25, 2005

o contador de histórias vai voltar à livraria - Sáb 14 01 2006 15h

o sucesso da primeira oficina que o Contador de Histórias promoveu na livraria foi enorme, por issso mesmo o Contador vai voltar.

Assim no próximo ano, logo em Janeiro, vamos ter na livraria outra oficina "de sobrevivência para pais contadores de histórias". Desta vez será a um sábado, 14 de Janeiro, à tarde 15h.

Inscreva-se (inscrição 10 euros) pois o nº de inscrições está limitado a 25.

a livraria da praça recomenda...

a propósito da nossa conversa de ontem, em que falámos sobre a reforma Pombalina da Universidade de Coimbra (1772), esta semana recomendamos uma visita ao museu de física da Universidade de Coimbra.


"O Museu de Física encontra-se instalado no largo Marquês de Pombal, num edifício pombalino, conhecido como Colégio de Jesus. Este Museu possui uma colecção valiosa de instrumentos científicos e didácticos de Física dos séculos XVIII e XIX. O espólio do Museu é exclusivamente constituído por instrumentos utilizados no Gabinete de Física Experimental da Universidade de Coimbra desde a sua origem em 1772.

Pelas suas características, esta colecção de instrumentos de Física é uma das mais notáveis e raras no mundo. Os instrumentos do século XVIII, que deram origem a um dos mais completos Gabinetes para o estudo da Física Experimental, são hoje considerados verdadeiras obras de arte. Os instrumentos do século XIX são bem representativos do desenvolvimento da Física Experimental.

Uma parte destes instrumentos encontra-se em exposição permanente em duas salas. Estas salas mantêm as suas características desde a criação do Gabinete de Física. Na exposição permanente é feita uma recriação de um Gabinete de Física da segunda metade do século XVIII. São também apresentados alguns instrumentos do século XIX."
- da apresentação do Museu.

quarta-feira, novembro 23, 2005

hora do conto - Sáb 26 11 2005 11:30h

No próximo sábado, pelas 11:30h, teremos a hora do conto para os mais pequenos.
Será o (re)começo das histórias para os mais novos. Assim, nestes primeiros dois sábados (sábado 26 e sábado 3 de Dezembro) a hora do conto será às 11:30h da manhã, nos sábados seguintes as histórias passarão para a tarde.

Quem vai estar à frente do projecto da hora do conto será a Patrícia Fontão, professora do 1º Ciclo e com grande experiência em actividades com os infantis.

Ao privilegiar a leitura infantil, a Hora do Conto propicia um espaço de carácter lúdico com momentos de aventura, magia e fantasia. Onde a animação de leitura procura motivar para uma relação lúdica com o acto de ler, promovendo o gosto pela leitura. Combinando a leitura com jogos e actividades lúdico-pedagógicas no âmbito das expressões integradas e artísticas, a Hora do Conto ambiciona, desta forma, propiciar um espaço onde as crianças podem recriar, brincar e sonhar através dos livros e das suas maravilhosas histórias.

Uma novidade na hora do conto será a realização de alguns exercícios de yoga com as crianças.

conversas sobre ciência - Qui 24 11 2005 21:30h

Amanhã 5ª feira haverá mais uma das nossas, já habituais, conversas sobre ciência. Amanhã iremos conversar sobre o terramoto de 1755 (este ano comemoram-se os 250 anos sobre o terramoto) e as reformas no ensino das ciências levadas a cabo pelo Marquês de Pombal, que culminaram com a reforma da Universidade de Coimbra em 1772.
Apareça.

gabinete de física da Universidade de Coimbra, edificado na reforma Pombalina.

Powered by Blogger

MBA Schools
Find MBA Schools and MBA Programs Online