sexta-feira, março 03, 2006

a livraria da praça recomenda...

É já no próximo dia 9 de Março, 5ª feira, pelas 15 horas no Teatro Viriato a 5ª conferência do ciclo “Despertar para a Ciência:

TEMPO: DO BIG.BANG ÀS DESCOBERTAS, DO FUSO HORÁRIO À INTERNET”, Professor Doutor Rui Agostinho.

A entrada é livre. Aproveite.

"A noção de Tempo evoluiu ao longo da história e há marcos importantes que devem ser assinalados. A noção de um tempo universal infinito no qual a realidade humana está inscrita, dominou o início das nossas culturas. Existem excepções que estabelecem um começo do universo e do tempo, e um fim, associado ao crepúsculo dos deuses, em mitologias nórdicas. Nas tradições religiosas mais orientais, a noção de um renascer cíclico do indivíduo permitia-lhe acompanhar essa infinitude do universo, em contraste com a curta e efémera vida humana, mas em simultaneidade com o aperfeiçoar do 'ser-se humano' como caminho para atingir a perfeição da Criação, do Cosmos. A visão cristã de Santo Agostinho aprofunda e define um conceito de um único ciclo da vida, dum início sem retrocesso, de um caminhar na direcção da meta a atingir. Quase uma Flecha do Tempo (...)" - Professor Rui Agostinho.

RUI AGOSTINHO é Professor do Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. É o Coordenador Científico do Centro de Astronomia & Astrofísica da Universidade de Lisboa e Sub-Director do Observatório Astronómico de Lisboa

segunda-feira, fevereiro 27, 2006

Conversas na livraria "O trabalho Infantil nos países em desenvolvimento", sáb. 04 03 2006 17:30h

Mais uma conversa com a ATTAC Portugal, hoje representada por David D’Ávila e Sara Rocha, e com a presença do Dr. Fernando Esteves (Director do Centro de Emprego de Viseu).

O tema desta nossa conversa é o trabalho infantil. Exibiremos o documentário indiano "Yatra", que aborda a problemática do trabalho infantil na Índia.


YATRA

"Em 1993, a associação indiana anunciou uma yatra - que em indi significa "marcha" –contra o trabalho infantil, na tradição das grandes marchas pacíficas de Gandhi. Em 1998 este apelo tornou-se global. A Marcha Global Contra o Trabalho Infantil ( www.globalmarch.org ) começou por ser uma marcha física, pensada e decidida por 26 ONGD – Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento – de 17 países, em 1997. Principal Objectivo: Mobilizar esforços de todo o mundo para que sejam respeitados os direitos da criança, em especial, o direito à educação gratuita e adequada e o direito a viver a sua infância livres de exploração económica e de qualquer outra forma de trabalho que possa prejudicar o seu crescimento físico, mental, espiritual, moral ou social.
Actualmente existe um Secretariado Internacional em Nova Deli (Índia) e um Secretariado em cada continente. Portugal está ligado a este movimento, fazendo-se representar, através da CNASTI (Confederação Nacional de Acção Sobre Trabalho Infantil), no Secretariado Europeu, que é coordenado por uma organização italiana."

conversas na livraria_clube de leitura, qui 02 03 2006 21h

A Livraria da Praça tem um clube de leitura que se reúne na primeira quinta-feira de cada mês.
O objectivo é passar um serão agradável, partilhar leituras e conversar sobre livros.
Apareça, independentemente de conhecer, ou não, as obras que andam em leitura:

O Processo” (Franz Kafka)
Se Numa Noite de Inverno um Viajante” (Italo Calvino)
A Filha de Galileu” (Dava Sobel)

Powered by Blogger

MBA Schools
Find MBA Schools and MBA Programs Online