sexta-feira, junho 09, 2006

cancelada a tertúlia com o editor Guilherme Valente: as nossas desculpas

a conversa, com Guilherme Valente, editor da Gradiva, que estava programada para hoje à noite (sex, 9 de Junho 2006) foi adiada por motivos de força maior.

a Livraria da Praça e Guilherme Valente pedem imensas desculpas a todos,

vamos agendar uma nova data, esteja atento, promete-se desde já uma boa conversa sobre livros, ciência, ensino e literacia científica em Portugal.

Amanhã, no jornal Expresso, Guilherme Valente assinará um artigo de opinião sobre alguns dos temas que abordará aquando da sua visita.

Mais uma vez o nosso pedido sincero de desculpas.

domingo, junho 04, 2006

conversas na livraria com Guilherme Valente, editor da Gradiva; sex 09 06 2006 21h

No passado dia 21 de Abril as conversas quinzenais sobre ciência, que a livraria tem vindo a promover, fizeram um ano!!!

Para comemorar esse aniversário nada melhor do que uma conversa com o editor da Gradiva, Guilherme Valente, que nos virá falar de ciência, do projecto/colecção “Ciência Aberta” e da sua editora - a Gradiva.




"Ciência Aberta – a primeira colecção, em Portugal, consagrada integralmente aos livros de divulgação científica. Um contributo pioneiro e de grande êxito para romper o endémico isolamento social e cultural da ciência em Portugal. Considerada internacionalmente uma das melhores do mundo no seu género, a Ciência Aberta despertou vocações e ilustrou já várias gerações de jovens na cultura científica. Descobertos pelos professores do ensino secundário e universitário, os livros da Ciência Aberta, tal como acontece nos países desenvolvidos da Europa, são leitura obrigatória nas nossas escolas. Grandes autores e grandes livros que são também, muitos deles, simultaneamente grande literatura."


COSMOS é dos bons exemplos desta produção editorial nova que, estou certo, se continuar provocará o sistema de ensino e ajudará a formar os seus professores, despertará vocações científicas e sobretudo dará a entender a muitos jovens o que a actividade científica internacional de facto é. - escrevia José Mariano Gago ao Expresso, aquando da edição portuguesa (pela Gradiva) desta obra emblemática de Carl Sagan.

conversas na livraria "os 10 anos da revista Millenium", qua 07 06 2006 21h

No ano em que se comemoram “os 10 anos de Vida da Revista Millenium”, publicação do Instituto Politécnico de Viseu, convidámos o Doutor João Pedro Antas de Barros (Presidente do IPV) e da Doutora Maria de Jesus Fonseca (Directora da Millenium) para nos falarem deste projecto editorial.


"A " Millenium " pretende constituir-se como um fórum aberto à circulação de ideias sobre questões nacionais e estrangeiras de importância crucial para a cultura, a ciência e a educação, nomeadamente, o estreitamento das relações científicas e culturais a nível internacional, a construção curricular mais flexível e mais humanizada, a melhor adequação da educação a realidades cada vez mais provisórias. Para além de, muito naturalmente, passar a constituir um espaço de divulgação da actividade do I.S.P.V. e também dos acontecimentos mais relevantes que forem acontecendo no tempo, sobretudo no espaço europeu." – editorial do 1º número (Fevereiro de 1996)



Powered by Blogger

MBA Schools
Find MBA Schools and MBA Programs Online