sábado, fevereiro 25, 2006

a livraria da praça recomenda…

Esta semana recomendamos a exposição, que hoje (sábado 25 de Fevereiro, às 22h) inaugura na antónio henriques Galeria de Arte Contemporânea, de Diogo Pimentão














Vulto (avesso) - 2006
Papel e grafite, 80 x 70.5 cm



“Os desenhos de Diogo Pimentão são simultaneamente imagens pensadas como desenhos e restos de uma actividade performativa. Pertencem ao domínio da paciência e do fazer, mas esse fazer não é um trabalho artesanal, porque parte de um plano cuidadosamente traçado. É claro que, quando os vemos, os seus desenhos nos evocam imagens da história de arte, não lhe sendo alheios a massividade repetitiva que preside a alguns trabalhos de artistas minimais (…). Em termos simbólicos são dobras, pregas que comportam outros desenhos dentro de si, como se fossem o princípio e o fim de um processo no qual o artista, a sua mão, é um dos factores.” - Delfim Sardo, Fevereiro de 2006


A antónio henriques é uma das boas galerias de arte contemporânea do país, com um acervo notável onde se destacam nomes de primeiríssima linha das artes plásticas portuguesas.
______
antónio henriques - galeria de arte contemporânea terça a sábado 15h00-19h00 rua cândido dos reis, nº7 - 3510-057 viseu tel: (232) 484 260 fax: (232) 484 261 ahartecontemporanea@mail.telepac.pt

quinta-feira, fevereiro 23, 2006

lançamento do livro “Pinok e Baleote“ de Miguel Horta; qui 16 03 2006 18h

No próximo dia 16 de Março, pelas 18h, teremos o lançamento do livro “Pinok e Baleote” de Miguel Horta, editado pela Pé de Página Editores.

No dia 12 de Março, no programa “Nós” (RTP 2), passa uma entrevista e uma reportagem sobre o livro de Miguel Horta.

“De Tamarindo, ilha imaginária de Cabo Verde, chega-nos a história de Pinok, um menino crioulo com fama de muito mentiroso. O relato de uma amizade entre homens e animais que acaba por salvar a ilha, semeando solidariedade.
Em jeito de contador de histórias, Miguel Horta leva-nos através da atmosfera das ilhas, fazendo-nos sentir a cultura crioula.”



Miguel Horta é um pintor que gosta de palavras e de pessoas e tem feito da Beira Alta lugar de intervenção cultural. Colaborador habitual da Comum – Rede Cultural e do Teatro Viriato, Horta tem marcado presença regular na rede pública de leitura do distrito. Recorde-se, aqui, a sua colaboração com o serviço educativo do Museu Grão Vasco. Quem não se lembra do Grupo de Desenho de Viseu, das oficinas das “Casas do Visconde” (Canas de Senhorim) ou quando “Sapos e Dragões” invadiram o cine – teatro do Sátão?
Tem trabalhado pelo país fora na promoção do livro e da leitura e em educação pela arte. A uma obra marcada pelo oceano junta-se, agora, um rio de palavras que desaguam numa cultura comum.

Oficina para pais e educadores “Gosto de escrever”. Inscreva-se

No próximo dia 1 de Abril, sábado 15h, vai decorrer na livraria mais uma oficina para pais e educadores intitulada “Gosto de Escrever”.

Esta oficina pretende explorar algumas formas lúdicas de promover a leitura e a escrita junto dos mais pequenitos, partindo do pressuposto simples de que o que se faz com gosto, faz-se melhor. O objectivo é: incentivar a promoção da leitura e da escrita através de actividades lúdicas e divulgar e explorar alguns jogos/actividades de promoção da escrita.

A oficina estará a cargo de Cláudia Sousa e aberta a um máximo de 15 participantes.

Inscreva-se enviando um mail para livrariadapraca@sapo.pt com o seu nome e nº de telefone. Custo da inscrição na Oficina_10euros.

domingo, fevereiro 19, 2006

programação da livraria da praça para os próximos tempos...

esta semana (de 20 a 26 de Fevereiro) não iremos ter actividades na livraria, mas vamos participar (com venda de cds de música clássica) na “II Semana da Formação Musical” que irá decorrer no Conservatório Dr. Azeredo Perdigão.

Entretanto, antecipamos alguma da nossa programação:

a 2 de Março, quinta-feira, às 21h, faremos, mais uma sessão, do Clube de Leitura a partir dos livros: “O Processo”, Franz Kafka; “Se Numa Noite de Inverno um Viajante”, Italo Calvino; “A Filha de Galileu”, Dava Sobel.

a 4 de Março, sábado, às 17h30 – Conversas na Livraria. O tema será: “O trabalho infantil nos países em vias de desenvolvimento.”

9 de Março, quinta-feira, às 21h – Conversas na Livraria. Mais uma das nossas conversas (quinzenais) sobre ciência.

11 de Março, sábado, às 17h30 – Conversas na Livraria. Esta será sobre o terrorismo e terá a participação do deputado europeu Miguel Portas. Para enriquecer esta conversa exibir-se-á um documentário (que nunca foi divulgado em Portugal) sobre a tomada de Falluja pelas tropas americanas.


Informações mais detalhadas em breves posts.

a livraria da praça recomenda...

esta semana recomendamos uma visita ao Conservatório de Música de Viseu Dr. José Azeredo Perdigão

de 20 a 24 de Fevereiro vai decorrer no Conservatório a II Semana da Formação Musical. Vão ser 5 dias de actividades, ateliês, worshops e concertos para todos os públicos.

A par das actividades musicais haverá ainda uma feira do livro e uma feira de Cd de música clássica, à qual a Livraria da Praça também se associou.

Apareça.




Powered by Blogger

MBA Schools
Find MBA Schools and MBA Programs Online