sexta-feira, novembro 17, 2006

fotos d conversa sobre os 250 da região do Douro



17 de Novembro, às 21:30h

quinta-feira, novembro 16, 2006

Inauguração da exposição “Bô Neco. Prosopopeia de Madeira” de Luís Calheiros, sáb 18 11 2006 17:30h

“Para além de registo certo da marionete de feira, artefacto lúdico plebeu dos palcos “pobres” da nossa (ainda tão presente) ruralidade. Para além da fauna de pau que é a dos Fantoches, Robertos e Bonifrates, Títeres… do Dom Roberto ibérico aos puppets “d’ingraterra”, dos puppis sicilianos aos piccolos venezianos da commedia dell’arte, do guignol francês aos Joruri e Kabuki japoneses. Pinóquio do Gepetto Carlo Colodi (…) Registo de uma arte “falante”. Feita desenho de (algum) rigor sobre o tosco corpo do boneco, talhado a enxó. Um pop-cubismo (alguém já chamou a estes desenhos “cubismo popular”). Uma arte que ocupa a “terra de ninguém” que medeia entre as alta e baixa culturas, entre o erudito e o popular.

Porém sem amargura! Algo jocoso e leve como as gargalhadas dos amigos que à mesa, com vinho, pão e queijo (…juntos, sabem a beijo!), enganam o tédio e a melancolia das tardes e noites de Outono, aqui na Beira, bem no Centro. Em Viseu (terra madrasta!).”

Luís Calheiros. Nascido em Viseu, a 9 de Junho de 1952. Licenciado em Belas-Artes (Artes Plásticas), Curso Superior de Pintura (1982), pela antiga ESBAP (actual FBAUP, Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto). Docente do ensino superior desde 1991, é Professor Adjunto do Departamento de Artes – EV, da ESEV/IPV (Instituto Politécnico de Viseu). Está actualmente a preparar o seu doutoramento em Teórica Epistemológica da Estética de Belas-Artes, da Crítica de Arte e da História da Arte do Século XX.

Artista Plástico, pintor, desenhador e gravador a água-forte, e com alguma experiência como ceramista.

Representado em colecções: públicas e particulares, a saber – Museu da Cidade de Viseu, Viseu; Museu da Universidade do Minho, Braga; Instituto de Emprego e Formação Profissional (Delegações de Lisboa, Viseu e Barcelos); Colecções particulares de Nova-Iorque, Londres, Paris, Bruxelas, Rio de Janeiro, Lisboa, Porto, Coimbra, Braga e Viseu.

1ª Feira de Comércio Justo

Nos dias 1 e 2 de Dezembro vai decorrer na livraria uma feira de comércio justo.

esteja atento, mais detalhes em próximo post.

logo, às 21:30h, conversa sobre a região duriense e os 250 anos da Região Demarcada do Douro


Apareça!

fotos da conversa com Padre António Vaz Pinto







terça-feira, 14 de Novembro, às 21:30h

domingo, novembro 12, 2006

esta semana (13 a 19 de Novembro) na livraria

Powered by Blogger

MBA Schools
Find MBA Schools and MBA Programs Online